Ser vegetariano: por onde começar?

Por - 8:20 PM

Quando a gente fala de vegetarianismo muitas pessoas se assustam ou ainda acham que é loucura da nossa cabeça, não é? Ainda tem aquelas pessoas que até tem curiosidade, mas não entendem muito bem, ou ainda tem quem quer muito começar a ser vegetariano, mas fica completamente perdido e não sabe por onde começar, por isso resolvi fazer esse post.

Com a ajuda da internet, fica tudo muito mais fácil. vou reunir aqui alguns perfis no Instagram que compartilham receitas incríveis (e vegetarianas!). Primeiro passo de tudo: parar de comer carne! (isso inclui peixe e frutos do mar, viu?). Cortar esses alimentos não só faz bem no nosso corpo fisicamente como também funcionalmente! Você sabia que a carne é o alimento que mais demora a ser digerido pelo nosso corpo por ser algo muito pesado? Pois é, assim, depois de ingerir a gente fica com aquela sensação de cansaço ou inutilidade simplesmente porque não conseguimos digerir direito!

O vegetarianismo, além de promover uma vida mais saudável também vai contra a brutalidade que os animais sofrem para que possam estar na mesa de diversas pessoas. Em alguns anos, algumas espécias de peixes poderão estar extintas porque o consumo humano exacerbado não deixa com que os peixes tenham seu tempo de reprodução; Fora as diversas formas totalmente absurdas que são utilizadas para obter outros tipos de carne (você pode pesquisar vídeos na internet sobre o tema, ou ainda se quiser, deixa um comentário nesse post pedindo que eu trago aqui relatos do que os animais passam, infelizmente).

Preciso dizer também que vegetarianismo e veganismo são coisas diferentes, o enfoque aqui é mesmo o ser vegetariano. Com o tempo e adaptação, um vegetariano pode optar por se tornar um vegano também (outro assunto que se vocês quiserem que eu fale, é só pedir nos comentários). Vou fazer uma listinha (avá!) de alguns passos que podem ajudar vocês nessa mudança e depois, vou mostrar alguns perfis para manter todo mundo motivado!

1º passo: Adaptação! Gente, sem adaptação nada na nossa vida vai para frente. Cortar carne nas refeições para muitas pessoas pode ser uma tarefa bastante difícil (para outras pessoas nem tanto), mas tudo é questão de adaptação. Adaptar a alimentação saudável e consciente. Talvez demore algumas semanas, meses, mas você se acostuma e começa a ver como ser vegetariano te dá mais energia e saúde. Em média, demoramos 21 dias para nos acostumarmos com algo novo na nossa rotina então, comece devagar; Tente ficar os primeiros 21 dias sem carne e depois fica bem mais fácil!

2º passo: Substituição! Nada de cortar todas as carnes e não substituir os nutrientes, hein? Querendo ou não, a carne tem alguns nutrientes que são importantíssimos para o nosso corpo, por isso, quando decidir curtir uma vida sem elas esteja ciente de que você precisa consumir certos alimentos para que seu corpo não fique sem as vitaminas importantes que as carnes podem proporcionar (nos perfis do Instagram tem várias receitas com alimentos que servem como substitutos, é só ler o post até o final).

3º passo: Sem neura! Isso, na verdade, é só um lembrete para vocês que estão querendo seguir essa linha de alimentação agora em 2018 (aproveitar que o ano começou agora, né?). Não precisa se desesperar, nem ficar reclamando que não acha alimentos vegetarianos ou que são muito caros! No mercado tem de TUDO, é só preciso saber o que você quer e pronto! Além disso, muito dos alimentos vegetarianos não são comprados prontos e sim feitos a partir de outros alimentos, então não é preciso se desesperar.

As dicas são essas, mas existem vááárias outras! Se você é vegetariano compartilha sua experiência aqui nos comentários <3
Vou mostrar os perfis para quem tá interessado em levar isso a sério, vem ver!



Esse perfil é mais voltado para receitas veganas, mas os vegetarianos também podem tirar recitas incríveis daqui! Vale a pena dar uma olhada. 





E você? É vegetariano? Quer ser? Conhece alguém que é? Deixa um comentário aqui contando tudo isso e se quiser, também dá dicas do que você quer ler nos próximos posts! Aproveita e passa esse post para frente para um amigo, amiga, tio, tia, mãe, pai, primo... mostra para alguém como é simples resolver mudar de vida!

Namastê!

Assuntos que você pode gostar

1 comentários