Autoconhecimento: o que é e como buscar

Por - 8:26 PM

Autoconhecimento
  1. substantivo masculino
    conhecimento de si mesmo, das próprias características, sentimentos, inclinações etc.

Eu costumo dizer que o autoconhecimento é uma maneira de compreender melhor não somente si mesmo, mas também o mundo ao nosso redor. O autoconhecimento, como  próprio nome já sugere trata de nos fazer tomar conhecimento de uma imensidão que muitas vezes vive escondida dentro de cada um: nós mesmos.
Existe diversos caminhos para a busca do autoconhecimento, mas não vou entrar em detalhes nesse post, vou deixar para um próximo post mais direcionado à isso.

É importante a gente ter ciência sobre o autoconhecimento porque através dele podemos nos preparar melhor para certos eventos ou situações da vida porque é através dele que somos capazes de nos reconhecer, nos entender, nos encontrar e nos conectar com quem somos inteiramente. Não é um processo fácil nem rápido, uma vez iniciado nunca mais a gente tem vontade de parar porque começamos a ver as coisas e o mundo de forma muito mais ampla e otimista.
Não quero dizer que assim que assim que você inicia sua busca pelo autoconhecimento seus problemas acabam, mas com auxílio qualquer dificuldade fica um pouco menos pesada, né?

Nessas linhas vou mostrar três pilares (ou passos) fáceis e simples que todo mundo pode fazer para iniciar essa jornada no processo de autoconhecimento. Separei essas três dicas porque me ajudaram bastante e espero que possa ajudar mais pessoas (vulgo vocês que me acompanham <3).
Vocês já devem saber que eu adoro fazer listas, então lá vai:

1. Consciência: Tomar consciência de si mesmo e da sua vida é o primeiro grande passo que você  pode dar. A partir daqui você é capaz de ir para os outros diversos caminhos que são possíveis.  Ter consciência nada mais é do que viver o aqui e o agora sem se prender demais ao passado nem se limitar ao que o futuro pode trazer. O ato de estar consciente te faz perceber coisas que antes passavam completamente despercebidas por você. Quando você faz as suas tarefas estando presente, tudo fica mais descomplicado, você sabe onde está, sabe o que está fazendo e realiza a tarefa de forma mais eficaz, além de te fazer viver o presente. Quando sentir que está se preocupando muito com o passado ou com o futuro, mentalize (ou diga em voz alta): vou viver/sentir o aqui e o agora. Traga sua mente para o momento presente e deixe que as coisas sigam seu fluxo natural.

2. Observação: Observação e consciência andam juntas. Se você está consciente, você se observa. Quando eu falo de observação me refiro a você tentar entender porque está sentindo determinado sentimento (principalmente os sentimentos de baixas vibrações, como por exemplo: tristeza, raiva, mágoa, angústia, medo etc). Quando estamos com esses sentimentos, nós não conseguimos ver como é necessário passar por tal situação. Por exemplo, quando estamos sentindo raiva muito provavelmente nós queremos achar mil culpados para nos fazer ter ficado dessa forma, ou então reclamar por estar passando por isso, mas o fato é que: se estamos sentindo determinado sentimento, ou vivendo determinada situação por pior que seja é para que possamos nos curar e evoluir internamente. Quando você se sentir mal, pergunte a si mesmo: o que isso está tentando me mostrar? O que eu posso e preciso aprender com isso? Tudo é uma oportunidade de aprendizado, observe isso e observe a si mesmo e suas emoções com muito amor.

3. Comprometimento: Esse próximo passo é muito, muito, muito importante e é ele que vai juntar todas as informações anteriores. Para poder alcançar a consciência, a observação e iniciar sua jornada de compreensão é preciso que você esteja profundamente comprometido com isso, é preciso que você acredite realmente que isso possa te ajudar a se transformar naquela pessoa que você nasceu para ser. Sem acreditar, você não vai longe. Permita que a sua mente se abra e você aceite esse novo ciclo da sua vida. Permita que você, seu corpo e sua mente estejam conectados como um só e coloque todos os ensinamentos adquiridos a partir daqui em prática dia após dia, cada vez fazendo fluir melhor essa conexão. Esteja comprometido. Esteja consciente. Esteja atento a sua auto-observação.

São três passos super simples de fazer, mas precisam ser colocados em prática todos os dias. Fazendo isso você fica mais preparado para se apoderar da sua vida e das suas decisões, você se sente mais capaz e pronto para enfrentar qualquer coisa. É lindo esse processo de despertar para o autoconhecimento e eu quero realmente trazer isso cada vez mais para vida de vocês porque para min for transformador e me ajudou em diversos aspectos da minha vida.
Lembre-se: se você quer que algo se transforme externamente, você precisa iniciar sua transformação internamente. Se você quer que a sua vida se transforme para melhor, você precisa se permitir transformar de dentro para fora.

Espero que esse post ajude alguém, espero que você possa recomendar para algum amigo, amiga, tio, mãe, pai, primo... enfim! Passa esse post para frente porque fiz com muito amor e tem um conteúdo transformador. Se quiser me ajudar mais ainda, deixa um comentário aqui embaixo sobre o que você achou, ou sobre algum outro tema que você quer ver aqui, ou se tiver alguma dúvida deixa nos comentários também que eu respondo. Muito obrigada por ler e até o próximo post!

Namastê! <3

Assuntos que você pode gostar

7 comentários

  1. Adorei o post faz muito tempo que estou pensando em iniciar a busca por esse assunto é esse seu post me ajudou muito, Bruna
    Obrigada <3

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que ótimo ler isso!!! Muito bom saber que serviu de incentivo para alguém, espero que sua jornada através do autoconhecimento seja cada dia mais linda!!

      Excluir
  2. Bruuuuuuu, Obrigadaaaaaa pelas dicas
    eu acho esse assunto incrível e essas suas dicas vão ajudar muito tenho certeza!
    Gratidão e namastê szsz

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. oooi, muito lindo ler isso! O importante é dar o primeiro passo, a jornada e o processo são maravilhosos <3

      Excluir
  3. Oi Bruna, boa noite
    Eu gostei bastante desse tema não compreendia muito bem e essas suas dicas foram esclarecedoras
    Muito obrigada!
    Beijos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Aline!
      Boa tarde,
      espero que você inicie logo seu processo no autoconhecimento e qualquer dúvida é só deixar um comentário aqui...
      Beijoss!!!!

      Excluir
  4. Oi bruna
    queria fazer uma sugestão de post que acho que super combina com esse assunto de autoconhecimento: cura energética! eu to lendo um livro sobre isso "mãos que curam" e to encantada

    Adoro seu site
    bjs xxx

    ResponderExcluir