Como a ansiedade é sim, um bicho de sete cabeças

9:27 PM

Eu tô tendo uma crise de ansiedade nesse exato momento em que tô escrevendo e para resumir o sentimento em poucas palavras, eu só posso dizer isso: parece que o mundo tá acabando e eu tô só esperando tudo acabar.

Não, não odeio minha vida. Amo minha vida, amo viver. Isso é só a sensação que a ansiedade me traz todas as mil vezes por dia que ela aparece.

Não, ansiedade não é nervosismo. Vai muito, muito, muito além disso. Ansiedade vai além de ficar com um friozinho na barriga, vai além de qualquer coisa que possa parecer ansiedade, mas não é.

É incrível também como outras pessoas que também são ansiosas não dão suporte uma para as outras. Se você tem ansiedade e seu colega também, o mínimo que você pode fazer é não diminuir seu caos interno.

Ansiedade é difícil, sabia? Mas não é difícil como ter que levantar algo muito pesado, ou como ter trabalhado igual doido a semana toda. É difícil como você não conseguir se controlar. É difícil como a tua mente de repente mandar em você e você precisar lutar cada vez que você tenta respirar fundo e afastar o sentimento de desespero.

Aliás, ansiedade também é desespero. É desespero porque no momento em que ansiedade vem, você não é você. Você some. Você morre por alguns segundos, ou horas. É muito difícil para um ansioso continuar vivo durante uma crise. Tudo some. Tudo é um constante perigo.

Ansiedade é medo, angústia, é se sentir incapaz de fazer algo não importa quantas vezes você tente acreditar que pode. Ansiedade é mais do que um nervosismo, é pensar em ABSOLUTAMENTE T U D O o que pode acontecer em determinada situação. Não entendeu? Vou explicar.

Situação: ir falar com algum estranho para pedir alguma informação importante.
Visão do ansioso:
Preciso ir pedir tal informação em tal lugar para tal coisa.
Como vou chegar até tal lugar? De carro? ônibus? A pé? Se eu for de carro, tem alguém pra me levar? (caso você não dirija), se eu for de ônibus, eu tenho o dinheiro das passagens? Sei onde devo parar? Sei qual ônibus pegar?. Se eu for a pé, não é muito longe? Demora muito, né? Não sei o que fazer.

Quando eu chegar lá, vou precisar pedir informação. Como vai ser? Vou chegar e ir direto pedir? Vou falar com quem? Vou aonde? Faço o que? E se der errado? E se eu não conseguir? E se a voz não sair?  E se eu cair? E se eu ficar ansioso? (Já tô). E se for o lugar errado? E se eu não entender? E se?

É assim para BEM PIOR! Adiciona todas essas mil perguntas e possibilidade com: falta de ar, vermelhidão, medo, aperto no peito, choro, desmaio, tremor EXCESSIVO, sentimento de perigo, de morte, de pavor. Adiciona tudo isso com vergonha, decepção, sentimento de que vai enlouquecer e que você não é capaz.

Ansiedade é morrer por algum tempo e depois tentar voltar a vida. E isso não é drama, é verdade.

  • Share:

You Might Also Like

4 comentários

  1. Uau, simplesmente é a verdade!

    ResponderExcluir
  2. O pior da minha ansiedade é a tremedeira.Fica muito evidente,as pessoas ficão rindo como se eu tremesse pq eu quero.Fico muito mal por isso.
    Texto ótimo!

    ResponderExcluir
  3. Parabéns... descreveu absolutamente tudo q sinto!

    ResponderExcluir
  4. A pressa expressa a ânsia insana. Por preço, o passo espana.
    GK

    ResponderExcluir