Você ainda se lembra de Hannah Baker?

10:56 AM


Quando a série lançou, não se falava em outra coisa: prevenção ao suicído. Me pergunto agora se você ainda se lembra de Hannah Baker e se você conhece alguma. Existe muita gente por aí precisando de ajuda e muitas das pessoas que escreveram milhares de palavras de apoio sobre o tema nas redes sociais não fazem absolutamente nada para ajudar. Ajudar alguém é mais do que simplesmente dizer o que ela quer ouvir, é saber dizer a verdade quando se faz necessário e é ter empatia pelo outro.

É bom alertar também que a série além de ter dado muita visibilidade sobre suicídio pode ter se tornado um gatilho muito forte para quem já sofre com isso, é aí que a ajuda entra. Acredito que 13 reasons why foi feita no intuito de ajudar quem está precisando e é evidente que a série despertou essa vontade em algumas pessoas, mas esse texto que escrevo gora é para quem não se posiciona quando vê alguém em perigo.

Você ainda se lembra de Hannah Baker? Ainda se lembra como ela começou a se sentir exposta quando as fotos vazaram? Ainda se lembra como começaram a atacar uma pessoa sem saber o que realmente aconteceu? Ainda se lembra como Hannah foi assediada inúmeras vezes e até inclusive, estuprada? Eu espero que sim. Espero que você lembre disso e que você tente evitar ou ajudar sempre que ver alguma dessas situações. Espero que você não colabore para que fotos e rumores fiquem circulando por aí, porque uma vez nas redes sociais ninguém mais esquece.

A série retrata uma verdade para muitas pessoas (não apenas mulheres) e apesar de ser uma representação apenas, foi muito próxima da realidade. Em alguns casos pessoas suicidas são ainda mais frágeis do que a Hannah e ainda mais machucadas do que ela foi. Pensar no outro é algo que não deveria ser despertado após ser lançada uma série com o tema, deveria ser uma coisa natural de todo mundo. Salvar uma vida é importante.

Se você ver ou conhecer alguém que se encontra em uma situação parecida, não a abandone. Não afaste da sua vida nem aponte o dedo porque poderia ser você e eu tenho absoluta certeza de que você não gostaria nem um pouco de ser um dos porquês de um suicídio. É algo pesado e algo sério.  É algo que precisa de mais discussão e visibilidade.

Se você estiver precisando de algum ajuda, saiba que existe saídas melhores para você conseguir se manter em pé. Além da ajuda de um profissional, há também o CVV. Basicamente é um centro de prevenção ao suicídio e um centro de apoio emocional, lá você tem sigilo total e nenhuma das informações que você passar serão divulgadas. No Brasil, para entrar em contato com o centro basta você discar o número 141. 

Não passe por nada sozinho, você tem soluções e você tem apoio. Converse com alguém próximo, não se cale. 

  • Share:

You Might Also Like

0 comentários