Livros que viraram filmes

10:24 AM

brunaandreoli.com

Faz algum tempo que eu queria trazer esse tipo de post para vocês porque eu acho super útil para quem adora livros (e filmes), é uma junção e tanto. Não sei vocês, mas eu nunca sei qual livro ler ou qual filme assistir quando bate a vontade, por isso eu estou aqui escrevendo. Escolher um livro pelo filme, ou um filme pelo livro pode ser um ganho de tempo. Há pessoas que gostam de comparar as duas obras também, o que é bem legal e mais um motivo para ler esse post. Vem cá comigo ver o que eu separei.

O jogo da Imitação (The Imitation Game).


brunaandreoli.com

O filme tem como personagem principal o ator Benedict Cumberbatch, conhecido por inúmeros outros trabalhos, inclusive a série Sherlock. O livro de The Imitation Game foi escrito pelo autor Andrew  Hodges.  A trama conta a história de Alan Turing, um matemático da computação que cria um projeto de computador capaz de decifrar os códigos de guerra que eram utilizados pelo exército alemão durante a Segunda Guerra Mundial. Essa é uma história que retrata muitos desafios e injustiças. Vale a pena dar uma conferida, é uma obra fantástica tanto no cinema quanto no mundo literário. 

Anna Karenina


brunaandreoli.com

Anna Karenina foi um romance escrito por Liev Tolstói. A história é fascinante tanto no mundo da escrita quanto no mundo da encenação. A trama gira em torno de um caso extra-conjugal da personagem que leva o título da obra, que apesar de ter uma vida cheia de riqueza se sente profundamente sozinha até que encontra o impetuoso oficial Conde Vronsky. A obra no cinema é apresentada toda em forma de teatro, o que é bastante diferente dos filmes que estamos acostumados a ver. No livro a história também se destaca por ser o primeiro livro de romance do autor. A obra pode ser resumida como cheia de revelações e questionamentos filosóficos sobre os relacionamentos humanos. É uma boa escolha de leitura (ou filme) para quem gosta de histórias de épocas. 

O silêncio dos inocentes (The Silence of the Lambs)

brunaandreoli.com

(ESSE É MEU LIVRO/FILME FAVORITO DESSA LISTA E EU RECOMENDO MUITO VOCÊS CONHECEREM)

O silêncio dos inocentes já é bastante conhecido, mas eu com certeza não iria deixar de fora. É um suspense para quem gosta de história com um grande peso psicológico. A obra gira em torno do grande psiquiatra Hannibal Lecter, conhecido por ser um assassino canibal. Ele é internado em um hospital psiquiátrico e conhece a agente do FBI  Clarice Starling que vai até Lecter no intuito de conseguir informações sobre um de seus pacientes: O assassino Buffalo Bill. No livro, a história se tornou viva através do escritor Thomas Harris. Eu recomendo MUITO porque é uma trama eletrizante. 

Precisamos Falar sobre Kevin (We Need to Talk about Kevin)

brunaandreoli.com

Tenho certeza que muitas pessoas já conhecem o filme porque foi um sucesso assim que lançou, mas coloquei esse filme na lista porque eu sei que tem gente que não sabe que ele é também um livro. Inspirado na obra de Lionel Shriver, o filme conta a história de uma mulher que tenta se recuperar de uma grande tragédia familiar, mas tem a vida virada de ponta cabeça mais uma vez após o nascimento de seu filho Kevin. Kevin é desde cedo uma criança agressiva e hostil, esse comportamento dele se agrava durante toda a trama até resultar em um final chocante. O legal dessa obra é que tanto o livro quanto o filme são extremamente fortes e prendem muito a atenção de quem lê/assiste. 

Ilha do medo (Shutter Island)

brunaandreoli.com

Essa obra é simplesmente fantástica! Altamente recomendada para quem adora suspense e mistério. Originalmente, Ilha do medo foi escrito pelo autor Dennis Lehane, mas no cinema quem deu vida ao personagem principal da trama foi ninguém mais ninguém menos do que Leonardo Dicaprio. Dicaprio interpreta Teddy Denials, um policial federal que é considerado uma lenda, junto com seu parceiro Chuck Aule ele parte em mais um caso de investigação: Shutter Island. O local é um mânicombio para prisioneiros perigosos que é realmente uma ilha isolada, a possibilidade de fuga é quase nula. Lá ele descobre que os médicos fazem experiências radicais com seus funcionários e resolve ir atrás de provas, mas acaba descobrindo coisas que ele gostaria de não saber. Esse livro/filme é maravilhoso. Se você for ler/assistir eu deixo uma dica: não confie em ninguém e desconfie de TUDO porque nessa obra, nada é o que parece ser. 

Garota Exemplar (Gone Girl)

brunaandreoli.com

Curiosamente o filme retrata vários filmes dentro de um filme só, mas a obra original foi escrita pela autora Gillian Flynn. A trama é um suspense com um cenário um pouco pesado, mas muito bem trabalhado. É apresentado ao público o desaparecimento de uma mulher e a partir dai a obra mostra como a mente humana pode ser criativa e sórdida ao mesmo tempo. A história mostra também os desgastes cometidos para conseguir manter a chama de um casamento acesa. É uma ótima escolha para quem gosta de um suspense mais pesado. 

12 anos de escravidão (12 Years a Slave)


brunaandreoli.com

Já aviso: essa obra foi baseada em fatos reais e é muito triste e dura de assistir/ler. O próprio nome já fala muito sobre o que se trata a história, mas vale falar que mesmo por ser sobre escravidão, é capaz de passar uma mensagem muito atual sobre o trabalho escravo. Há alguns momentos cruéis demais, principalmente no filme em que é preciso muito estômago para ver. Escrito por Solomon Northup, esse filme/livro é indicado para quem gosta de tramas reais e históricas. 

A pele que habito (La Piel que habito)

brunaandreoli.com

Esse filme é quase um clássico do cinema e conta ainda com Antonio Banderas como um dos protagonistas. A obra literária foi escrita pelo francês Thierry Jonquet. O longa é chocante e incrível, assim como o livro. Em resumo, a história gira em torno de um cirurgião plástico que fica obcecado em recriar a pele humana em laboratório. A obsessão é desencadeada quando Robert Ledgard (Antonio Banderas) perde sua mulher e desconfia de um suposto estupro que teria ocorrido com sua filha, com isso ele é capaz de tudo para continuar seus experimentos, inclusive manter uma mulher presa em sua casa para estar a disposição dos próximos avanços do estudo. 

E aí, gostou das escolhas que eu fiz? Tem algum filme baseado em livro que não tá aqui na lista e que você adora? Me deixa saber, é só deixar um comentário aqui nesse post! 

  • Share:

You Might Also Like

0 comentários