Seja gentil consigo mesmo

6:52 PM


Foto: Jana Martish
Nada pode ser melhor do que entender suas limitações e respeitá-las. Ao dizer isso, quero afirmar que você precisa tirar um tempo para você. Pode ser 5 minutos? Pode. É melhor do que viver correndo e não descansar a mente. É totalmente compreensível que o seu dia seja corrido, ou extremamente estressante e é por isso que você deve ser gentil consigo mesmo. Uma caminhada, uma comida favorita, aquele filme na televisão, ou um café – ou chá – quentinho para ser um calmante no fim de 24h terríveis. Ah, tem mais também, mesmo se o dia for bom é incrivelmente gratificante ter os seus 5 minutos -ou mais- de descanso mental.

No meio da semana, mês, ano, a gente se esquece que o nosso corpo precisa muito de atenção. Quando me refiro a corpo, quero dizer o conjunto todo, isso inclui coração também. Outra maneira de ser gentil consigo mesmo é tirar do peito o que faz mal ou o que não te acrescenta em nada. Ninguém precisa conviver com algo que é inútil. Tá, é difícil, eu sei disso. Mas não é impossível. Só um pouco complicado, mas isso é só coisa que a gente usa pra justificar a falta de coragem pra limpar o coração.

Eis que minha lista de formas para ser gentil não acaba. Uma coisa muito boa para se fazer é, simplesmente, deitar na sua cama. É, isso. A sensação de estar em casa, seguro(a), com silêncio pode ser muito melhor do que você imagina. Junto a sua cama, pode ter também um livro. Aquele livro lá que tá super esquecido na estante, ou embaixo da cama. Você pode ler 1 página por dia, ou 20. Você que sabe. Desde que isso te faça relaxar, claro.

Por último, mas não menos importante, tem música! Pode ser música no celular, televisão, computador, ou qualquer-outra-plataforma-que-eu-não-saiba-que-exista. A música é uma ótima amiga quando você precisa descansar. Coloca no último volume, ou no volume mínimo, tu que sabe. O importante aqui é você saber que quem manda na tua vida, é você. Não importa como você resolva fazer as coisas, apenas faça.

Com isso, eu deixo apenas um último parágrafo -mais como dica do que como um item na lista de como ser gentil consigo mesmo -, não se desespere. As coisas vão sair inúmeras vezes do teu controle e isso é muito normal. Você não pode cuidar de tudo, mas pode e deve cuidar de si mesmo. Elimine, aos poucos, tudo o que te faz mal. Você não é obrigado(a) a conviver com coisas desagradáveis só porque alguém disse que você é. Aliás, as pessoas falam muitas coisas, mas não dizem tanto assim. Aprenda a filtrar os comentários que você recebe de quem é próximo a você, isso vai te poupar muito tempo e energia.

Seja feliz do jeito que você pode ser.

  • Share:

You Might Also Like

0 comentários