9 pequenas atitudes para trabalhar a autoconfiança

5:26 PM


Não é de hoje que existe muita gente que não se sente confortável consigo mesmo e eu percebo muito isso nas redes sociais e fora delas também. Pensando nesses casos e pessoas, resolvi então fazer um post com 9 dicas para você que quer se tornar um pouquinho mais confiante. Confira as dicas aqui em baixo:

1. Faça atividades em que você se sai bem. É muito importante focar sua atenção em seus pontos fortes. Claro que é importante também melhorar seus pontos não tão fortes assim, mas acontece que grande parte das pessoas acaba focando em atividades que não conseguem ter um desempenho tão bom. Da próxima vez que você quiser fazer algo, procure por coisas que vão fazer você se sentir melhor simplesmente porque você sabe como faze-las.

2. Preste atenção nas pessoas ao seu redor. Se você quer se sentir mais confiante, é extremamente indicado que você note quem está do seu lado e quem não está. Com toda a certeza, a mudança precisa vir de você mesmo, mas ter um apoio de pessoas que te querem bem é uma grande parte do processo. Por isso, afaste-se de quem não sabe te dizer uma palavra positiva, ou que não te incentiva a sempre melhorar.

3. Escolha melhor as músicas que você escuta. Eu sei que inicialmente, esse tópico pode não dizer muito, mas é importante também. Existe no ramo da música, milhares de artistas e músicas que são de muita ajuda. A maioria das pessoas adoram música, então nada melhor do que adicionar nas suas playlists uma, ou duas, ou quantas músicas você quiser desde que essas músicas falem algo que faça você se sentir mais capaz de enfrentar tudo.

4. Leia um livro, ou uma história qualquer com a qual você se identifica. Esse tópico é para quem gosta de ler e para quem não gosta também. A sensação de ler algo em que você consegue se encontrar nas palavras ali escritas é maravilhosa. Além disso, você consegue visualizar sua situação um pouco melhor e na maioria dos casos, o final desses livros e/ou histórias/textos acabam bem, o que pode fazer você se sentir motivado a confiar mais em si mesmo.

5. Passe seu tempo com atividades produtivas. Ninguém gosta de se sentir inútil e isso é um grande fato, por isso, procure ocupar seu tempo livre com atividades em que você seja capaz de realizar coisas. Podem ser coisas pequenas como por exemplo, organizar seu quarto, ou terminar algum trabalho pendente.

6. Faça uma lista de pequenos objetivos. Esse tópico é um pouco parecido com o tópico alí de cima, mas vale a pena colocar em prática também. Se você for mesmo fazer essa lista de pequenos objetivos, comece realmente com objetivos pequenos e fáceis. O propósito disto é você conseguir ver como você é capaz de alcançar as coisas que deseja. Organize de 3 à 5 objetivos por dia, ou por semana. Coisas como por exemplo: Conseguir ler 50 páginas de tal livro, fazer algum exercício por 10 minutos, aprender algo novo...enfim, qualquer coisa que você veja como um objetivo. É importante também você não criar uma nova lista até que a sua lista atual seja completamente finalizada.

7. Faça uma lista das suas qualidades. Sim, listas são muito importantes para você aprender a lidar como sua confiança. Quando você se sentir inseguro(a), faça uma lista das suas qualidades. Não há limite para quantas você irá listar, mas tente sempre ser muito generoso consigo mesmo e não tenha vergonha por listar isso. O propósito, é você visualizar o que há de melhor em você.

8. Acredite em elogios. 80% das pessoas não acreditam em elogios e tudo bem que algum desses elogios podem não ser tão verdadeiros assim, mas do mesmo jeito acredite neles. Não ignore quando alguém te elogiar por algo, é um merecimento seu, é um reconhecimento por algo. Quando te elogiarem, apenas agradeça e se sinta bem.

9. Todos os dias, pense em algo sobre seu corpo que você gosta. O propósito desse tópico, é fazer você mais uma vez voltar sua atenção para seus pontos positivos. Não é sobre se sentir superior a alguém, é sobre você se sentir seguro(a) com seu próprio corpo. Então, todos os dias, pense em algo que você goste em si mesmo e aceite que você é incrível do jeito que você é.

Essas 9 coisas são muito importantes para qualquer pessoa, não só para quem quer ter mais autoconfiança. Não se sinta deslocado por precisar trabalhar mais nesta questão, tudo bem se você precisa de uma ajudinha para se sentir melhor.

  • Share:

You Might Also Like

0 comentários